Home / Economia / Com Selic em queda, juros bancários seguem caminho da redução

Com Selic em queda, juros bancários seguem caminho da redução

Os juros bancários médios continuaram a trajetória de queda pelo terceiro mês consecutivo em agosto e atingiram a marca de 43,5% ao ano. Os dados foram divulgados pelo Banco Central.

A tendência de redução é reflexo do menor custo que os bancos têm enfrentado na captação de recursos, resultado direto dos cortes feito na taxa básica de juros, a Selic, apesar de ainda tímidos.

A taxa média de juros para operações com empresas caiu de 23% ao ano em julho para 22,6% ao ano em agosto, o nível mais baixo desde maio de 2022. Já nas operações com pessoas físicas, os juros diminuíram de 58,3% ao ano para 57,5% ao ano no mesmo período, alcançando o menor patamar desde janeiro deste ano, que foi de 56,9% ao ano.

No entanto, uma exceção notável é a persistente alta nas taxas de juros cobradas em operações de cartão de crédito rotativo, que subiram de 441,3% ao ano em julho para 445,7% ao ano em agosto. Nível mais elevado desde maio.

A disparidade entre as taxas de juros oferecidas em diferentes tipos de operações coloca pressão para que o BC continue com a política de redução da Selic, buscando tornar o crédito mais acessível e estimular o crescimento econômico do país.

Fonte: FEEB/BA-SE.

Veja Mais!

Brasil fecha 2023 com inflação dentro da meta

O Brasil fechou 2023 com inflação dentro da meta. O resultado aparece no relatório divulgado nesta quinta-feira …