Home / Realidade Bancária / Saúde / Diretoria do Sindicato participa de evento sobre Setembro Amarelo na UESB

Diretoria do Sindicato participa de evento sobre Setembro Amarelo na UESB

Na manhã desta segunda-feira, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, representada por Sarah Sodré, Giovania Souto, Camille Corrêa e Tatiane Brito, participaram do evento “Ações de Cuidado, Prevenção e Proteção em favor da vida”, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

O evento planejado pela Câmara de Vereadores, junto com a UESB, contou com a participação de representantes das entidade governamentais e profissionais da área da saúde, para debater sobre as dificuldades em relação ao enfrentamento do adoecimento da saúde mental na população de Vitória da Conquista.

Giovania Souto, diretora de Saúde do SEEB/VCR, fala sobre o preconceito desse assunto no meio bancário: ”Existe um estigma social em relação às questões de saúde mental, o que pode levar os trabalhadores a evitar buscar ajuda psiquiátrica devido ao medo de serem estigmatizados ou rotulados. Por isso é importante saber que você não está sozinho e pode buscar ajuda em canais oficiais, como: Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) – (77) 3422-8270; CVV (Centro de Valorização a Vida) – 188; SEEB/VCR – (77) 3424-1620”.

Lígia Matos, coordenadora do Hospital Crescêncio Silveira, alega que é preciso é preciso criar ações intersetoriais para promover o debate do fortalecimento da vida: ”Quando o indivíduo está bem mentalmente e isso inclui uma boa alimentação, práticas de exercício físico, boas relações sociais e o autoconhecimento, isso vai te ajudar a ter uma boa saúde mental e vai ajudar a dinimuir o nível da desesperança.

Ana Mara Dutra Souza, coordenadora do NUPPSI (Núcleo de Práticas Psicológicas da UESB), aborda como proteger o trabalhador do adoecimento mental: ‘Dentro da saúde do trabalhador, é recomendado tentar se desligar um pouco do trabalho quando acaba o expediente, e para além disso, praticar atividades que sejam prazerosas além do trabalho, como cuidar do jardim, da casa, fazer uma caminhada. Coisas pequenas, mas agradáveis, podem proteger de alguma forma”.

 

Opiniões sobre o evento

Camille Corrêa, diretora de gênero do SEEB/VCR: ”O debate da valorização da vida precisa se tornar central num cenário de adoecimento mental sistemático que temos na nossa categoria. Divulgar amplamente a rede especializada de ajuda é um grande passo, mas o olhar atento pra o colega de trabalho da mesa ao lado, uma conversa sincera, pode ajudar a salvar uma vida”.

Tatiane Brito, bancária do Santander: ”A campanha do setembro amarelo é muito importante para conscientização de valorização da vida, para lembrarmos de olhar para o outro que pode estar passando por um situação difícil e, talvez, uma conversa abra nossos olhos de que a pessoa está precisando de ajuda. Eu mesma passei por um momento horrível, então procurei orientação no Sindicato dos Bancários, onde fui acolhida por Geovânia. Fui instruída a procurar ajuda profissional (psicológica e psiquiátrica) e fui diagnosticada com Síndrome de Burnout! Ter quem nos oriente, quem nos ouça, é fundamental para a melhora da saúde mental de todos”.

Veja Mais!

Teto do INSS passa de R$ 7.507 para R$ 7.786, em razão do aumento do mínimo

A portaria interministerial que instituiu o novo valor foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) do …