Home / Eleições Sindicais / Eleições Sindicais e o fortalecimento da democracia

Eleições Sindicais e o fortalecimento da democracia

Neste ano de 2019, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, realiza o pleito para eleger sua diretoria. O processo eleitoral teve início no dia 18 de setembro, com o edital de convocação de inscrição de chapa, no qual apenas uma chapa se candidatou.

O Sindicato é um instrumento de organização da luta das e dos trabalhadores que, ao longo da história tem cumprido o papel de mediação nas relações trabalhistas, a partir da luta por direitos. No Brasil, o Sindicalismo tem suas origens por volta de 1930. No entanto, durante a ditadura militar no Brasil, o movimento operário foi fortemente reprimido. Com isso, os Sindicatos sofreram intervenção estatal, lideranças foram presas e torturadas, a imprensa operária e sindical foi proibida.

Fundado no dia 27 de janeiro de 1962, o SEEB/VCR, ainda nos seus primeiros anos de organização sofreu com as consequências do cenário de forte repressão. Devido ao período da ditadura a partir de 64, as direções da entidade passaram a serem indicadas pelo Governo, em detrimento da escolha pela categoria. Só no ano de 1985, que o Sindicato passa a ter um processo democrático na eleição da sua diretoria. Desde então, é a categoria quem decide por quem será representada.

Existem hoje no Brasil cerca de 11.700 sindicatos de trabalhadores, dos quais 8.800 representam os trabalhadores urbanos e 2.900, os rurais. Essas organizações representam mais de 50 milhões de trabalhadores.

A reconhecida relevância do trabalho dessas entidades, fez da organização sindical um direito humano fundamental, normatizado em várias convenções da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Em um momento de fortes ataques do capital contra os direitos que as e os trabalhadores adquiriam até hoje, fortalecer os Sindicatos se tornar uma tarefa imprescindível.

O processo eleitoral deste ano no SEEB/VCR vai eleger uma direção para o próximo triênio 2020 – 2022. O período de campanha eleitoral segue até o dia 5 de novembro e a votação acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro. Podem participar da votação, bancárias e bancários de toda a base territorial do SEEB/VCR que possuam, no mínimo, três meses de filiação. As urnas estarão disponíveis nas agências, seguindo o roteiro, e também na sede da entidade. Acompanhe o roteiro das urnas no fim da matéria e participe.

 

Dia 6 de novembro

Urna 1: Itapetinga, Caatiba, Itambé e Ribeirão do Lago.

Urna 3: Caturama, Paramirim, Érico Cardoso e Livramento de Nossa Senhora.

Urna 5: Barra da Estiva, Ituaçu, Tanhaçu e Contendas do Sincorá.

Urna 7: Ibicuí, Iguaí, Nova Canãa, Poções, Planalto e Barra do Choça.

Urna 9: Jacaraci, Mortugaba, Condeúba, Cordeiros e Piripá.

Urna 11: CEF/Vit. da Conquista, BNB/Vit. da Conquista e Bradesco/Barão do Rio Branco.

Urna 12: Santander/Vit. da Conquista, Itaú/São Geraldo, Banco do Brasil/Vit. da Conquista e Bradesco/Fórum.      

Urna 13: Bradesco/Vit. da Conquista, Bradesco/Maximiliano Fernandes, Santander/PAB e Itaú/Francisco Santos e Banco Pan.    

 

Dia 7 de novembro

Urna 2: Potiraguá, Itarantim, Macarani e Maiquinique.

Urna 4: Encruzilhada, Cândido Sales, Tremedal e Belo Campo.

Urna 6: Abaíra, Jussiape, Rio de Contas, Dom Basílio e Brumado.

Urna 8: Guajeru, Malhada de Pedras, Aracatu, Pres. Jânio Quadros, Maetinga, Caraíbas e Anagé.

Urna 10: Mirante, Bom Jesus da Serra e Boa Nova.

Urna 14: Bradesco/Bairro Brasil, CEF/Mongoiós e CEF/Bairro Brasil.

Urna 15: Bradesco/Shopping Conquista Sul, BB/Olívia Flores), BB/Estilo, CEF/Vila Imperial, CEF/Candeias, CEF/Superintendência, GE Gov. e GE Hab., CEF/Pab. Justiça do Trabalho e Bradesco/Uesb. 

 

Dias 6 e 7 de novembro

Urna 16: fixa no Sindicato para aposentados, associados afastados e demais filiados.

 

Comentários

Veja Mais!

Chapa dos Bancários é eleita com 98% de aprovação

Foi eleita nesta quinta-feira (7), com 98% dos votos, a Diretoria e o Conselho Fiscal …