Home / Caixa Econômica / SEEB/VCR participa do Dia Nacional de Luta em Defesa da CEF

SEEB/VCR participa do Dia Nacional de Luta em Defesa da CEF

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou, na última sexta-feira (15), do Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa. A mobilização aconteceu em Conquista, nas agências Bairro Brasil, Centro, Mongoiós e Vila Imperial/Superintendência, em defesa do banco 100% público.

Na oportunidade, foram esclarecidos à população, através de panfletagem e falas, a atuação da Caixa nos programas sociais do governo, a exemplo do financiamento da casa própria, gestão do FGTS e outros.

O objetivo foi mobilizar bancários e usuários contra a tentativa o fatiamento e a tentativa de privatização da CEF,que já vem sendo anunciada pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, que pretende vender as áreas mais lucrativas, como seguros, cartões, assets e loterias.

Foi divulgado pela imprensa que Guimarães ordenou uma provisão de, aproximadamente, R$ 7 bilhões para cobrir perdas esperadas com calotes na carteira de financiamento imobiliário e a desvalorização de imóveis retomados pelo banco. Mas, dados apontam que a inadimplência na Caixa é mais baixa que a dos demais bancos. A medida é vista como uma forma de diminuir o lucro apresentado pela CEF e tentar justificar a venda do banco.

Para o secretário-geral do SEEB/VCR, Bruno Boaventura, a organização da categoria é importante neste momento de vulnerabilidade da Caixa. “Percebemos que esse novo governo tem intenções de enfraquecer o banco como instituição pública. Nada pode justificar a venda de partes extremamente lucrativas do conglomerado da Caixa. A agência em que trabalho, por exemplo, perdeu 6 empregados recentemente sem nenhuma reposição. Os colegas se envergonham do atendimento prestado à população, embora nada possam fazer para mudar a situação. Enquanto os lucros aumentam cada vez mais, nós, bancários, precisamos nos unir e lutar para evitar o desmonte e manter a Caixa 100% pública”, reforça.

Comentários

Veja Mais!

Forró é resistência

Por Alex Leite, diretor do SEEB/VCR. Fazer parte da cultura de uma nação, representando mais …