Home / Gênero / Mês da Mulher: debate sobre feminismo reúne bancárias e bancários no Sindicato

Mês da Mulher: debate sobre feminismo reúne bancárias e bancários no Sindicato

As lutas de março têm sido lembradas pela resistência contra a retirada de direitos conquistados pelas mulheres e pelo avanço na igualdade de oportunidades. Na última sexta-feira (15), contando com a ampla participação de bancárias, bancários e convidados, foi realizado o evento “Feminismo: história e os desafios contemporâneos”, realizado na sede do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.

A atividade foi realizada como parte do calendário de ações do SEEB/VCR e teve como palestrante a professora doutora do curso de História da UESB, Marcia Lemos. O debate possibilitou a discussão do papel do patriarcado para manutenção do modelo de sociedade capitalista, a importância da superação dos estigmas sobre o feminismo e a necessidade do engajamento das mulheres na luta por um modelo de sociedade igualitário para a classe trabalhadora.

Em 2019, diante da intensificação dos ataques aos trabalhadores e trabalhadoras, o Sindicato ampliou o debate acerca das temáticas que envolvem a atual conjuntura, participação das mulheres na política e no mundo do trabalho. O objetivo das ações promovidas tem sido mobilizar a categoria contra a retirada de direitos e pela construção de uma sociedade mais justa.

O encontro também contou com a presença de Najara Paiva e Fabio Xáreu, com uma bela apresentação musical e um coquetel, que reforçou a integração da categoria, familiares e convidados. “Ter um evento específico para discussão da importância do movimento feminista na sociedade e no mercado de trabalho é mais do que uma data representativa no calendário, ainda mais com o auditório cheio e atento à palestra. A realização dessa atividade nos deixa imensamente felizes por sabermos que os colegas, mulheres e homens, estão dispostos a dialogar, aprender e buscar superar os problemas que hoje temtos”, enfatiza Sarah Sodré, diretora do SEEB/VCR.

Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência
Na próxima sexta-feira, dia 22 de março, sindicatos e movimentos sociais de todo país vão às ruas no Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. Em Vitória da Conquista, o movimento acontece às 8h, na praça 9 de novembro. O ato busca fazer frente contra as mudanças que acabam com as chances de milhões de trabalhadores se aposentarem. A mobilização é indicada pelas centrais sindicais como um “esquenta” para uma possível Greve Geral, caso o governo Bolsonaro insista em aprovar a reforma.

Comentários

Veja Mais!

“A prevenção não pode ser uma ação isolada”

Nesta edição, abordamos o tema da prevenção e políticas públicas ligadas à saúde do trabalhador …