Home / Coronavírus / Vacinação da categoria mais uma vez é pauta na Câmara de Conquista

Vacinação da categoria mais uma vez é pauta na Câmara de Conquista

O vereador Valdemir denunciou a situação de risco dentro das agências

Na sessão de ontem (16), da Câmara de Vitória da Conquista, o vereador Valdemir Dias (PT) solicitou inclusão de pauta na ordem do dia para apresentar a questão do trabalho bancário durante a pandemia.

Tanto no plenário quanto em suas redes sociais, o vereador apontou a necessidade de vacinação dos bancários na cidade. Destacou que as agências são um espaço de risco por ter pouca circulação de ar e aglutinar um grande quantitativo de pessoas durante o dia. “Entrei ontem na agência da Caixa Mongoiós, onde vi muitas pessoas em filas gigantescas. Junto com a questão do ambiente, que não tem uma boa circulação de ar, o que propicia uma maior circulação do vírus e aumenta o risco para os trabalhadores dessas instituições financeiras”, denunciou Valdemir.

Outro ponto que ele destacou foi o caráter do trabalho que neste momento tem realizado também as provas de vida do INSS, ampliando o número de idosos que precisam estar nesse espaço, além dos demais serviços que já são realizados todos os dias. Para finalizar, ele apontou que a categoria bancária não parou de trabalhar em nenhum momento durante a pandemia e destacou que esta também é uma caraterística também dos funcionários das lotéricas, os assistentes sociais do SUAS e caixas de supermercados, que também estão lutando pela vacinação.

Na oportunidade Valdemir denunciou a grave situação de Conquista, que ainda se encontra em um cenário de sobrecarga da rede de Saúde para atendimento das vítimas da Covid-19, enquanto a gestão de Sheila Lemos autorizou a realização de eventos durante esse período festivo. “Para a nossa surpresa, já que estamos com os leitos de UTI com 97% de ocupação, com casos ativos crescentes, foram liberados eventos com até 50 pessoas. Atitude infeliz da Prefeitura, não havia nenhuma necessidade”, avaliou.

Campanha pela vacinação bancária

No dia 31 de março, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região protocolou junto à Prefeitura um ofício solicitando a inclusão da categoria na quarta fase do plano municipal de vacinação da cidade. Ainda não houve resposta sobre essa demanda.

Se somando à luta, no dia 14 de abril, a vereadora Viviane Sampaio (PT) apresentou um requerimento com uma orientação à Secretaria Municipal de Saúde pela imunização dessas trabalhadoras e trabalhadores, e a proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara.

Até hoje a gestão municipal não respondeu às solicitações. “Mesmo com requerimento aprovado, a PMVC tem se silenciado em relação a este tema. Sabemos que o Ministério da Saúde já se manifestou ressaltando a autonomia dos estados e municípios na administração das vacinas, por isso é inadmissível que a prefeitura ignore o trabalho e o risco a que os bancários estão submetidos e continue negando vacina para a categoria”, destaca Leonardo Viana.

 

Fonte: SEEB/VCR, com informações da ascom da Câmara.

Veja Mais!

Neojiba realiza recital de São João na próxima quarta (14)

O Arraiá do Núcleo Territorial NEOJIBA de Vitória da Conquista já tem data marcada! E …