Home / Sindicato / Jurídico / Ações Judiciais para garantir direitos

Ações Judiciais para garantir direitos

Um ano de grandes desafios na defesa dos direitos da categoria. O setor jurídico do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região travou duras batalhas em ações coletivas e orientou os bancários na tomada de decisões importantes, como a adesão aos planos de desligamento voluntário (PDVs).
Cerca de 15 ações coletivas e 13 individuais foram impetradas pelos escritórios conveniados e mais de R$ 100 mil foram recuperados em benefício dos bancários filiados. Além das ações envolvendo a restituição financeira à categoria, também buscou-se garantir seus direitos diante das reestruturações impostas pelos bancos públicos, como as remoções compulsórias e os descomissionamentos no Banco do Brasil.

Em meio à onda de demissões indiscriminadas praticadas pelos bancos privados, o setor jurídico conseguiu cancelar, sob a argumentação de irregularidade, sete demissões no Bradesco e uma no Itaú, além de realizar quatro reintegrações no Bradesco e uma também no Itaú.

Em 2019, com a redução dos postos de trabalho nos bancos em todo o país, os planos de desligamento voluntário (PDV’s) do Bradesco, Itaú e Caixa foram amplamente discutidos com a categoria. Para auxiliar na tomada de uma decisão tão importante, com informação e segurança, o Sindicato promoveu reuniões entre advogados e filiados no mês de outubro.

Um outro passo importante foi dado pelos escritórios conveniados ao SEEB/VCR Higino, Amazonas e Araújo, e LBS Sociedade de Advogados, que passaram a integrar a Rede Lado. A Rede é um grupo composto por advogados de 14 estados, que juntos buscam trocar experiências e se atualizar por meio das plataformas digitais em relação ao Direito no âmbito sindical, com o objetivo de ampliar e fortalecer a luta da categoria bancária.

Veja Mais!

Assembleia do BRB é aprovada por unanimidade

Na tarde de sexta-feira (22), foi aprovado por unanimidade pelos bancários do Banco de Brasília …