Home / Antiga / 16 Dias de Ativismo e emponderamento da mulher

16 Dias de Ativismo e emponderamento da mulher

""

O dia 25 de Novembro é um marco na luta pela Não Violência Contra as Mulheres. É também início da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência de gênero, que vai até 10 de dezembro. Na última semana, o Sindicato aderiu à campanha nas redes sociais, com a hashtag #meuamigosecreto, falando dos tipos mais comuns de violência contra as mulheres.
De acordo com o Mapa da Violência 2015, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), com o apoio da ONU Mulheres e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), o Brasil ocupa hoje o 5º lugar entre os países com maior índice de feminicídio, com 4,8 assassinatos por cada 100 mil mulheres. O estudo ainda aponta que houve um aumento de 54% no número de assassinatos de mulheres negras, nos últimos dez anos.
A violência contra as mulheres também ultrapassa as barreiras domésticas, e muitas vezes está presente no ambiente de trabalho. Segundo o II Censo da Diversidade, realizado no setor bancário em 2014, as mulheres ganham 22,1% a menos que os homens, e a Relação Anual de Informações Sociais de 2013 afirma que apenas 8,4% chegam à diretoria dos bancos.
Para a diretora Representante da Federação, Sarah Sodré, é preciso que a mulher lute por seus direitos e reconheça a importância do seu espaço na sociedade. “As relações de poder e de gênero procuram manter as mulheres afastadas dos papéis de destaque na sociedade. É necessário romper com tais paradigmas e buscar um debate permanente sobre a importância da mulher na evolução dos conceitos, uma vez que já não há mais espaço para assédio e preconceito, e somos nós que devemos assumir a luta por igualdade”, afirma.
Em Vitória da Conquista, a Rede de Proteção e Atenção à Mulher está promovendo atividades especiais até o dia 10, em vários pontos da cidade. A programação está disponível o site www.pmvc.com.br.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "