O 1º de Maio é uma data que representa a luta histórica dos trabalhadores por melhores condições laborais e de vida e contra as opressões exercidas pelo Estado e a classe dominante. Neste dia, celebramos os direitos como salário mínimo, jornada de trabalho adequada, repouso semanal, férias remuneradas, entre outros, que hoje podem parecer que sempre existiram, mas na verdade foram conquistados a partir da organização da classe trabalhadora para o enfrentamento nos locais de trabalho, na sociedade, na Justiça e na política.
Em uma conjuntura extremamente desfavorável após a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária, o fim do Ministério do Trabalho, cortes de verbas e de investimentos públicos e diversas Medidas Provisórias editadas para dilapidar direitos de diversas categorias – como a MP 905 que permitia a abertura dos bancos aos finais de semana, aumentava a carga horária e tirava o movimento sindical da negociação da PLR -, novos desafios são colocados aos trabalhadores.
Para os bancários, o 1º de Maio anuncia também a proximidade do fim da vigência da Convenção Coletiva, válida até agosto, e da Campanha Nacional onde a organização da categoria será posta à prova em um cenário de pandemia (ou pós-pandemia) e com um governo que, explicitamente, defende os grandes empresários em detrimento da classe trabalhadora.
“Este 1º de Maio vai ser marcado pela luta contra a retirada de direitos e em defesa da democracia, são as duas frentes que vêm sofrendo constantes ataques por parte do governo. É também o momento de aumentar a mobilização da categoria para mais uma Campanha Salarial, dessa vez com um desafio ainda maior, além de travar a luta com os bancos, vamos ter que lutar também contra um governo que declaradamente não gosta do trabalhador. Nesse primeiro de maio vamos celebrar e parabenizar as trabalhadoras e trabalhadores pelo nosso dia e nos preparar para defender as conquistas históricas da nossa dos bancários”, afima Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.
Centrais promovem ato unificado on-line
Pela primeira vez na história do país, as centrais sindicais e movimentos sociais farão um ato para comemorar o Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras,a partir das 11h30 desta sexta-feira (1º), por meio de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais. O formato de live foi escolhido para proteger os trabalhadores do novo coronavírus.
Entre as 20 atrações confirmadas estão a do ex-integrante da banda Pink Floyd, Roger Waters.
Para participar, basta acessar o link: https://www.facebook.com/events/3020319574748780/