Começou, na manhã desta quinta-feira (7), o 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB). O encontro, que acontece na Quadra dos Bancários, em São Paulo, abordará até sexta-feira (8), questões como os impactos das reformas trabalhista e da previdência, saúde e condições de trabalho diante da conjuntura política socioeconômica do país.
A mesa de abertura contou com a participação do coordenador da Comissão dos Empregados do Banco do Brasil, Wagner Nascimento, da secretária da Juventude da Contraf, Fernanda Lopes de Oliveira, e dos representantes das federações, Sandra Trajano, Fetrafi Nordeste, Ana Paula Cusato, Fetrafi-PR, Luciana Manho, Fetrafi MG, Maria do Carmo Pegal, Fetrafi-SP/MS, Fabio Ledo, Fetrafi-BA/SE, Sergio Farias, Fetrafi-RJ/ES, Rafael Zanon, Fetrafi-Centro Norte, Marco Aurélio Silvano, Fetrafi-Santa Catarina, João Fukunaga, Fetec-SP e Rogerio Moreira, Fetrafi-RS.
Para Wagner Nascimento, a realização do congresso é de extrema importância para que sejam discutidas as estratégias para a Campanha Nacional e para defender os direitos dos trabalhadores. “Precisamos debater as propostas da Cassi e defender o nosso acordo coletivo, para que tenhamos um acordo para todos, na qual não se encaixam as novas regras da lei golpista”, afirmou.
A unidade para superar os obstáculos, que a conjuntura apresenta para os trabalhadores, se mostrou fundamental para a maioria dos participantes. De acordo com a secretaria da Juventude da Contraf, é preciso mobilização contra os ataques do governo à classe trabalhadora. “Sabemos que vamos enfrentar situações muito difíceis, porém, temos de estar mais unidos que nunca e o congresso é uma boa oportunidade para definirmos as nossas estratégias”.
Durante a abertura, foi aprovado o regimento interno do 29º CNFBB e apresentado o caderno de teses. Ainda pela manhã, será apresentado o painel Conjuntura Nacional.