A diretoria de Assuntos Jurídicos, em parceria com os escritórios conveniados está sempre buscando novas teses e acompanhando os novos entendimentos jurisprudenciais. Exemplo disso é que esta semana três novas ações serão impetradas com o objetivo de garantir os direitos dos bancários.
Entre os processos referentes aos funcionários do Banco do Brasil, o primeiro visa conseguir o pagamento de 15 minutos extras para os empregados que foram admitidos antes da implantação do ponto eletrônico – entre julho e agosto de 2000 – e que já trabalharam, ou ainda estão, na jornada de seis horas.
A outra ação contra o banco se refere ao pagamento do adicional de periculosidade para os bancários que trabalham no prédio da agência BB/Vitória da Conquista. A unidade possui um gerador a diesel cujo tanque não é enterrado, como determina a norma regulamentar NR 20.
Já para os funcionários da Caixa, o processo cobra o pagamento da 7ª e 8ª hora trabalhada para quem ingressou antes do PCS de 1998 e que exercem, ou exerceram, função comissionada.
“Para fazer parte das ações é importante que os bancários estejam devidamente filiados, pois somente assim o Sindicato tem legitimidade para representá-los. Também contamos sempre com a participação dos bancários denunciando as práticas abusivas, bem como qualquer alteração unilateral do seu contrato de trabalho”, ressalta Sarah Sodré, diretora de Assuntos Jurídicos.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "