Na manhã da última quarta-feira (5), entidades de diversos seguimentos, políticos, representantes da sociedade e órgãos representativos estiveram presentes na Sessão Especial sobre a escassez de água, realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região esteve presente para cobrar e acompanhar de perto as questões relativas a melhoria das condições de vida para população Conquistense.
A população de Conquista e Região tem sofrido com a escassez de água causada tanto pela seca, quanto pela falta de uma boa gestão. “É notória a falta de água afeta a toda a população, o calendário de racionamento não é cumprido, a zona rural questiona a qualidade da água que é distribuída em carros pipa, a população cresceu, mas não ampliou ou melhorou o sistema de abastecimento da cidade que é o mesmo de 20 anos atrás”, denunciou a diretora do SEEB/VCR, Sarah Sodré.
O objetivo da sessão foi cobrar da Embasa que fosse apresentado um projeto que busque solucionar esse problema. No espaço, a Embasa apresentou as obras das Adutora do Catolé e do Gaviãozinho, uma como um projeto a longo prazo e a segunda como um projeto a curto prazo com previsão de entrega em julho de 2017. Segundo diretor da empresa, a adutora Gaviãozinho aumentará a vasão da água em aproximadamente 30%.
Já a construção da Barragem do Catolé, uma obra está estimada em 182 milhões, levará em média 36 meses para ser concluída, com uma previsão de ampliação da capacidade de abastecimento em cinco vezes a capacidade de hoje.