O dia 24 de maio ficou marcado na história dos trabalhadores brasileiros. No ato convocado pelas centrais Sindicais, Frente Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular, mais de 150 mil manifestantes denunciaram os retrocessos do governo Temer, exigiram o afastamento do presidente e a convocação de eleições diretas.
Seguindo um calendário de mobilização que vem desde a Greve Geral no mês passado, trabalhadoras e trabalhadores organizaram uma grande marcha até Brasília. O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região somou forças ao movimento. “O ato de concentrou uma grande massa de trabalhadores organizados por todas as centrais sindicais e movimentos sociais do país. Estivemos juntos para dizer que não aceitamos a continuidade desse governo golpista e ilegítimo do Michel Temer, contra as reformas que atacam os direitos historicamente conquistados através da luta, além de cobrar eleições diretas. A participação do SEEB/VCR dá continuidade as manifestações já realizadas em toda base por melhorias nas condições de trabalho e justiça social”, ressalta Larissa Couto, vice-presidente do SEEB/VCR.
Os manifestantes foram recebidos por um grande número de policiais, que reprimiram violentamente a mobilização com gás de pimenta, bombas de efeito moral, balas de borracha, além da utilização da cavalaria e helicópteros. Durante a tarde, o presidente Temer autorizou a utilização das Forças Armadas para oprimir os trabalhadores.
Ato em Conquista
Em Vitória da Conquista, a Praça 9 de novembro também foi ocupada por trabalhadores, estudantes e movimentos sociais. O ato local foi organizado pelo Fórum Sindical e Popular com o objetivo de dialogar com a população sobre os retrocessos nos direitos sociais, políticos e trabalhistas.
Fotos do ato em Brasília: