O 23º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB reuniu mais de 100 participantes, na sexta-feira (07) e no sábado (08), em Salvador. O encontro foi o momento em que os bancários discutiram questões específicas do banco para a Campanha Nacional, além de debater a conjuntura política e econômica do país. Os funcionários Carlos Alberto Rocha Placha, agência Vitória da Conquista, e Matheus Peixoto Amaral, agência Itapetinga, representaram os trabalhadores da base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.
A participação da categoria no congresso só fortalece ainda mais a luta dos trabalhadores. “O encontro, pautado pelo tema ‘Defender os bancos públicos, por um país mais justo para todos’, reuniu lideranças de todos os estados de atuação do Banco do Nordeste com objetivo de elaborar pauta com as reivindicações da categoria, através de discussão dialogada, buscando melhorias nas relações de trabalho entre banco e empregado”, destacou Matheus Peixoto.
O BNB, apesar de ser fundamental no desenvolvimento do Nordeste brasileiro, vem sofrendo ataques vindos das políticas de reestruturação das estatais implementadas pelo governo Temer. Apesar do crescimento de 139,5% do seu lucro líquido de 2015 para 2016, agências estão sendo fechadas e postos de emprego reduzidos. No início do ano, por exemplo, Vitória da Conquista perdeu uma agência na zona oeste da cidade, numa ação que desativou outros 19 postos da instituição. “Pela conjuntura atual e contra os ataques do governo à classe trabalhadora e ao FNE, este é o momento de unirmos forças e lutarmos, pois caso contrário, talvez amanhã não teremos pelo que lutar. Precisamos olhar o Banco do Nordeste como uma instituição forte, de todos, e não apenas para nós mesmos dentro do Banco”, afirma o bancário Carlos Alberto Rocha Placha.
Veja Mais!
Confira a minuta com a proposta do BNB
Após negociação, a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentou uma proposta global …