A 19ª Conferência Nacional dos Bancários, que aconteceu em São Paulo neste último final de semana, reuniu 603 delegados, 64,5% homens e 35,5% mulheres. Representando Conquista e região, participaram os bancários Alberto Rocha, Larissa Couto e Paulo Barrocas. Apesar de não haver a necessidade de discutir o índice de reajuste salarial, devido ao acordo com validade de dois anos feito no ano passado, o encontro serviu para definir ações e estratégias para a Campanha Nacional da categoria até 2018.
Além da defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores bancários e de destacar o quanto os bancos públicos são essenciais para o desenvolvimento do país, as discussões abordaram os impactos das tecnologias sobre os empregos no segmento bancário e caminhos para que os trabalhadores enfrentem os prejuízos da política macroeconômica do governo para a Previdência e do golpe global contra a classe trabalhadora. Houve ainda reunião do Coletivo Nacional Jurídico Nacional, debatendo a reforma trabalhista e seus impactos nas relações de trabalho, individuais e Coletivos da categoria.
O Coletivo de Formação da Contraf criou Grupos de Trabalho para ampliar a atuação, visando a melhoria da comunicação interna, a elaboração de um plano de formação para o ramo financeiro e a realização de pesquisa junto aos dirigentes sindicais, com o intuito de descobrir quais já passaram por atividades de formação e quais replicam a formação que recebeu para as bases do movimento.
O encontro aprovou, dentre outras, Moção de Repúdio ao Ataque ao Estado Democrático e de Direito no Brasil, Moção de Repúdio à Reforma Trabalhista, Moção Liberdade para Vaccari Já, Moção em apoio ao ex-presidente Lula, sendo as últimas duas sem a concordância dos representantes da base de Conquista e região, para manter uma postura apartidária e independente na defesa dos interesses dos trabalhadores.
As deliberações da Conferência fazem parte de discussões e defesas da categoria bancária, entretanto não serão apresentadas como pauta de reivindicações a ser negociada com os bancos este ano, devido à validade do acordo fechado com os banqueiros no ano passado.
Veja Mais!
SEEB/VCR reúne a categoria para debater violência contra a mulher
Fechando a semana que celebrou o Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Bancários de …