A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) enviou nesta quinta-feira (14) um ofício à Caixa Econômica Federal solicitando a antecipação do pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR).
A Contraf já havia feito a solicitação por meio de ofício entregue durante a última reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada no dia 24 de agosto. A maioria dos bancos já anunciou a data do pagamento antecipado e o Banco do Brasil já o efetuou no dia 31 de agosto.
“Os empregados estão dando um duro danado. Mesmo com a grande redução de pessoal, se esforçaram para realizar todos os trabalhos cotidianos além dos excepcionais, como o pagamento dos valores das contas inativas do FGTS. Agora, querem que seus esforços sejam reconhecidos”, disse Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) e diretor da Fenae.
Regras da PLR da Caixa
A primeira parcela da PLR na Caixa corresponde a 60% do total. No banco, o valor é composto pela regra básica Fenaban (90% do salário base), parcela adicional (2,2% do lucro líquido dividido pelo número total de empregados em partes iguais) e PLR Social (4% do lucro líquido, distribuídos linearmente para todos os trabalhadores). Conforme o ACT 2016-2018, está garantida uma remuneração base para todos os empregados.
Fonte: Fenae