Encerrando uma semana de mobilização, que contou com atividades em Vitória da Conquista, Brumado e Itapetinga, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma ação em Defesa dos Bancos Públicos na cidade de Poções. Na manhã desta quinta-feira (5), diretores sindicais e bancários se uniram para dialogar com a população da região sobre os retrocessos da privatização das empresas públicas, como o Banco do Brasil e Caixa Econômica, que cumprem um importante papel de viabilizar crédito para o desenvolvimento social.
Os ataques contra os trabalhadores são históricos, desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, os bancos públicos sofrem a a especulação do capital privado. O governo Temer já anunciou a venda e disponibilizou concessão de mais de 55 empresas públicas e vem reduzindo os orçamentos do setor, enfraquecendo os investimentos sociais.
Mais demanda, menos bancários
Durante a manifestação, a diretoria do Sindicato pode comprovar o aumento da demanda nos bancos de Poções. Segundo informações, o fluxo de clientes e usuários aumentou bastante após o ataque à agência do BB de Boa Nova, ocorrido em abril deste ano.
Até o momento, a gestão do banco não se pronunciou quanto a reforma e reabertura da unidade, o que tem angustiado a população e os bancários por conta da possibilidade do banco não reabri-la.
O caso só demonstra a necessidade de um maior investimento em segurança e mais contratações no setor bancário, para que seja fornecido um atendimento com mais qualidade, menos filas e proporcional às altas taxas cobradas da sociedade.