Os debates continuam na 20ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe. A tarde de sábado (19) começou com a excelente exposição da supervisora técnica do Dieese, Ana Georgina Dias,, que mostrou como os lucros dos bancos continuam aumentando mesmo com a crise que atinge os outros setores da economia.
Através dos números de estudos do próprio Dieese, Georgina demonstrou que apesar da queda do Produto Interno Bruto e quase estagnação da economia, os cinco maiores bancos que atuam no país – Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander – lucraram juntos R$ 77,4 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 33,5% nos ganhos dos banqueiros. Este ano, os lucros continuam crescendo, pois já somam R$ 17, 4 bilhões no primeiro trimestre.
Os ganhos foram fomentados com o aumento das tarifas e serviços bancários, redução do custo de captação dos recursos e a redução dos postos de trabalho. “Mesmo com lucros crescentes, os bancos fecharam 1.485 agências físicas e extinguiram 17.905 postos de trabalho em todo o país “, disse Ana Georgina, que encerrou a palestra afirmando que infelizmente estes dados ainda não representa o reflexo da reforma trabalhista, que vai reduzir ainda mais os empregos e precarizar as relações de trabalho.
Fonte: FEEBASE