Descomissionamento na Caixa
A Caixa determinou que os funcionários que não cumprirem as metas impostas e receberem apenas uma avaliação negativa na GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas) podem perder a função. A norma é válida para todos os comissionados. A medida demonstra, mais uma vez, que a atual direção promove o assédio institucionalizado com ameaças e retaliações, piorando, ainda mais, as condições de trabalho dos seus funcionários.
Cai o número de ações trabalhistas
Dados divulgados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) revelam uma redução de 39,3% de novas ações trabalhistas entre os primeiros cinco meses de 2017, antes da reforma trabalhista, e o mesmo período de 2018. No fim de 2017, eram 1,8 milhão de ações à espera de julgamento. Em maio deste ano, o número caiu para 1,5 mi. A Reforma Trabalhista retirou uma série de direitos dos trabalhadores e criou obstáculos para a judicialização de questões trabalhistas.
8,3 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco
Um estudo publicado pelo IBGE na última quinta (28) identificou que o Brasil tem cerca de 8,3 milhões de pessoas vivendo em áreas de risco em 872 municípios espalhados pelo país. Um dos destaques da pesquisa são as desigualdades regionais. O estudo abrange os municípios listados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – parceiro da pesquisa – como locais que têm histórico de desastres, por isso não inclui todos os 5.561 municípios do país.