No dia 10 deste mês, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou da manifestação convocada nacionalmente pelas centrais sindicais contra a retirada de direitos, o Dia do Basta. Foi um momento em que categoria bancária se uniu para pressionar os bancos por uma proposta que garantisse a manutenção dos direitos e um aumento real em salários e verbas.
A atividade, realizada em Conquista, contou com a presença de diversas categorias, movimentos sociais e estudantes, denunciando, inclusive, ataques do prefeito Herzem Gusmão contra os servidores municipais.
Buscando criminalizar o movimento legítimo, o município multou em R$17 mil os automóveis do SEEB/VCR e do SIMMP (Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista), sob o artigo 253-A do Código de Trânsito Brasileiro, alegando que os veículos estavam obstruindo as vias. O que não condiz com a realidade, já que os mesmos estavam sendo utilizados apenas como recursos sonoros para a manifestação.
“Dizemos que uma sociedade está avançando quando conquista direitos, mas estamos vivendo uma etapa complicada, com ameaças feitas por parte de setores conservadores e atrasados que chegaram ao poder em nosso país. Esta multa faz parte do perfil antidemocrático de pessoas que infelizmente governam Vitória da Conquista. Nós, bancários, e diversos outros segmentos de trabalhadores estávamos protestando justamente contra a retirada de direitos e fomos surpreendidos por esta prática que tenta nos impedir de manifestar a nossa insatisfação, como é garantido pela Constituição”, posiciona-se Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.