Durante a Campanha Nacional dos Bancários deste ano, junto ao Acordo Coletivo, foi aprovado, em assembleia, o desconto negocial. No cenário de perda de receita do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, o valor arrecadado é importante para a execução das atividades organizadas para a categoria, mas, neste momento, a diretoria buscou priorizar o compromisso assumido durante a eleição da entidade e deliberou que a base poderá solicitar o reembolso do valor destinado ao Sindicato.
Nesse sentido, a devolução será disponibilizada para filiados e não filiados, através do requerimento por meio de formulário, e-mail ou carta, com cópia do contracheque (apenas onde consta o valor descontado), entre os dias 1º e 31 de novembro. É preciso se atentar, pois não poderá ser solicitado após o prazo. Já a devolução da quantia, será encaminhada no mês de dezembro.
Importante destacar que a negociação deste ponto do Acordo Coletivo foi centralizada entre o Comando Nacional dos Bancários e banqueiros. Na primeira assembleia da Campanha deste ano, a cobrança da contribuição negocial foi pautada como cláusula da CCT, porém sem apresentação de índice e sem definição de quais verbas incidiriam os descontos. Os detalhamentos só foram disponibilizados para o SEEB/VCR após as 17h do dia em que seria realizada a assembleia, vinculando este desconto à aprovação total do Acordo, o que inviabilizou um aprofundamento da discussão naquele momento.
O percentual a ser descontado ficou definido em, no máximo, 1,5% sob o total da PLR, assim como no salário de setembro. Do valor recolhido, foi destinado 70% ao Sindicato, 15% para Federação, 10% para Confederação e 5% para Central Sindical, o que possibilita ao SEEB/VCR restituir apenas a parcela que lhe foi destinada.
“Estamos em um momento desfavorável para o trabalhador, precedido por reformas trabalhistas, ameaça de privatização de empresas públicas e a terceirização nas atividades fins. Assim, é necessário intensificar a unidade da classe trabalhadora e, para isso, recursos financeiros são relevantes para a realização de atividades com esse objetivo. No entanto, por não concordarmos com a forma que foi imposta esta contribuição negocial e para garantir os compromissos da atual diretoria firmados com a categoria, decidimos pela devolução dos valores aos bancários. Estaremos realizando reuniões nas agências da base para esclarecer sobre a decisão”, enfatiza Jornan Almeida, diretor Financeiro do SEEB/VCR.