Na manhã de hoje (3), o Sindicato dos Bancários de Conquista e Região participou de uma Assembleia Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista abrindo ao Legislativo e à sociedade as reinvindicações dos bancários nesta Campanha Salarial.
Em tribuna livre, o presidente do Sindicato, Paulo Barrocas, teve um tempo destinado ao apontamento das principais demandas da categoria. Entre os pontos destacados pelo diretor, a insegurança com que os bancários convivem diariamente, resultante do descumprimento do Plano de Segurança Bancária instituído pela Polícia Federal e da falta de fiscalização do governo, a terceirização da atividade fim dentro das agências, contrariando a Súmula 331 do TST, e o crescente adoecimento da categoria, em 2013, segundo dados do INSS, foram 18.671 afastamentos de bancários por problemas de saúde, sendo 52,7% transtornos mentais e doenças do sistema nervoso, como a depressão.
“Os bancos vêm desrespeitando as leis e os governantes estão fechando os olhos para isso”, denuncia Paulo. A participação do Sindicato nessa assembleia faz parte da luta por melhorias para bancários e clientes. É preciso consciência de que o apoio de todos é indispensável para alcançar conquistas na Campanha deste ano.