O número de consumidores incluídos na lista do Serviço de Proteção do Crédito (SPC) em novembro aumentou 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que indica o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Ainda segundo o estudo, este foi o maior crescimento nos últimos sete anos e até o fim de novembro foram 63,1 milhões de negativados por conta de atrasos no pagamento das contas.
A região com maior alta da inadimplência foi o Sudeste, com um crescimento de 12,5%, ficando também no topo do ranking de maior população negativada (26,72 milhões). Na análise dos consumidores com conta atrasadas em proporção à população, a região Norte lidera com 6,65 milhões incluídos no SPC.
Nas outra regiões do país, os aumentos foram de 2,1% no Sul, que já tem 8,41 milhões de inadimplentes; 1,6% no Nordeste, onde a soma de negativados chega a 17,22 milhões e 1,4% no Norte. Apenas uma região registrou queda da população inadimplente, o Centro-Oeste. Com 2,7% de queda, o número de consumidores com o nome sujo foi para 5,09 milhões.
O estudo ainda mostra o aumento do endividamento acima dos 50 anos. Apenas em novembro o número de devedores cresceu 8,5%% entre os consumidores na faixa etária de 50 a 64 anos, 11,8% entre 65 e 84 anos e ainda 7,7% acima de 85 anos.
Por Rafael Santos – FEEB/BaSe