Impulsionando práticas de cuidado com a saúde nas rotinas dos trabalhadores, a diretoria de Assuntos de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador do SEEB/VCR desempenha a importante função de orientar a categoria em casos de acometimento por doenças laborais. Este ano, mais de cem atendimentos foram realizados e direcionados aos encaminhamentos necessários. Entre inicializados e reabertos, foram movimentados 58 Comunicados de Acidentes de Trabalho (CAT). Quanto às perícias, houve 42 marcações ao longo do ano.
Além do trabalho junto a bancárias e bancários, o Sindicato, por meio da diretora da pasta, Giovania Souto, representou as entidades de trabalhadores e da sociedade, como titular, no Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. Em 2019, Giovania passará a compor o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Bahia, como representante dos usuários do Sistema Único de Saúde.
Em maio deste ano, a diretora de Saúde e o auxiliar administrativo Lirâncio Fernandes participaram da capacitação “Acidente de Trabalho na Previdência Social”, promovida pelo Programa de Educação Previdenciária da Gerência Executiva do INSS, em Salvador. O objetivo do curso foi a troca de informações sobre acidentes de trabalho e do nexo técnico previdenciário, tornando ainda mais ágeis e eficientes as ações realizadas pelo SEEB/VCR.
“O trabalho que realizamos visa garantir que os bancários desempenhem suas atividades laborais em ambientes seguros e com condições adequadas. No entanto, os bancos nem sempre garantem isso aos trabalhadores e, ainda, estimulam as pressões para cumprimento de metas e celeridade nos atendimentos, resultando em aumento da incidência das doenças ocupacionais e, por consequência, maior necessidade do trabalho desta diretoria. Já a nossa representação no Conselho de Saúde, voluntária e não remunerada, tem a função de defender os interesses de toda a sociedade na elaboração das políticas públicas de saúde do município, fiscalizar os recursos e proteger o Sistema Único de Saúde (SUS), fundamental para o bem-estar de toda a população”, aponta Giovania.