As propostas de caráter econômico levadas à mesa pela Fenaban foram um fiasco. O setor com a maior lucratividade do país propôs menos de 1% de reajuste real aos bancários. Em resposta ao índice de 12,5% reivindicado pela categoria, a contraproposta dos bancos foi de 7% no salário (0,61% de aumento real), na PLR e nos auxílios refeição, alimentação e creche, e 7,5% no piso (1,08% acima da inflação).
Os assuntos como o fim das metas abusivas e do assédio moral, mais contratações e fim das demissões imotivadas, priorização da segurança dentro das agências, redução das desigualdades entre os bancários e bancárias foram simplesmente ignorados pelos bancos.
Diante disso, apesar de o Comando Nacional avaliar como positiva as negociações, as contrapropostas foram rejeitadas e ficou estabelecido um calendário de luta, com assembleias no dia 25 em todo o país para aprovação de greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de setembro.
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região convoca todos os bancários, filiados ou não, para participarem nesta quinta-feira (25) na sede do Sindicato em Conquista, na Rua Dois de Julho, 122 – Centro, às 18h, que definirá a participação dos bancários da nossa base no movimento nacional grevista.
“A lucratividade dos bancos nos dá margem para reivindicar por mais investimentos, por melhores salários, por mais dignidade em nossos ambientes de trabalho. Estamos decepcionados com a forma que estamos sendo tratados, mas não iremos aceitar calados o que os bancos querem nos impor. É importante a categoria estar unida ao pressionar os patrões”, afirma a diretora de Gênero, Giovania Souto.