Os bancários de Vitória da Conquista e Região mantiveram a greve durante esta terça-feira (07). A mobilização em Conquista fez com que todas as agências permanecessem fechadas e seguiu forte nas demais cidades da base.
Para a bancária Nilsana Rocha, o movimento grevista deste ano está revigorando a categoria. “Achei o movimento muito mais forte e unido neste ano. A atuação da diretoria, com um posicionamento apartidário, foi muito boa. Além disso, as visitas às agências da base, a preparação pré-greve e o suporte durante a mobilização foram importantes. Os bancários também marcaram presença na frente dos bancos durante toda a greve. Entendo que os bancários estão se fortalecendo enquanto categoria”, afirma.
Já a bancária Camila Silveira Santos, ressaltou a insatisfação da categoria com o posicionamento do Comando Nacional dos Bancários. “Eu não fiquei satisfeita com a negociação da greve este ano. Acho que temos que começar uma mudança no movimento sindical. A mesa coletiva não tem atendido as expectativas e, hoje, o Comando não me representa. O movimento em Conquista foi diferenciado, agora cabe aos bancários levar esta mudança para todo país”, compreende.
Para o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, a mobilização na região vem se destacando pela autonomia. “Assumimos a diretoria do Sindicato com a proposta de independência, tanto dos patrões, como dos partidos políticos. O que realmente importa são os trabalhadores, por isto não aceitamos manipulação do nosso movimento por outros interesses, que não são os mesmos da categoria”, conclui.