O setor jurídico do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região continua atuando na luta pela conquista e manutenção dos direitos da categoria. Somente este ano, já foram realizadas nove audiências, e mais três estão previstas para a próxima semana.
As reintegrações são um ponto forte do trabalho jurídico do Sindicato. A mais recente aconteceu na segunda-feira, dia 18, quando uma bancária do Bradesco que havia sido afastada mesmo sendo portadora de doença ocupacional, entrou com uma ação com o apoio do Sindicato e teve sua reinclusão no quadro de funcionários do banco, conforme deferimento da Justiça do Trabalho.
Além disso, cerca de 446 ações estão em andamento, a exemplo da ação coletiva visando a diferença salarial de funcionários do Banco do Brasil de 2016 até o fim do seu contrato de trabalho, devido a uma reclassificação feita pelo banco em 2015, alterando o nível de algumas agências. Em consequência dessa medida arbitrária do BB, alguns bancários passaram a receber um salário menor, trabalhando nas mesmas agências, o que constitui um ato ilegal. Recentemente foi proferida uma sentença favorável ao SEEB/VCR e agora o processo está em fase de recurso.
Esses dados reforçam a importância e o compromisso do SEEB/VCR na briga pelos direitos dos bancários, como explica a diretora de Assuntos Jurídicos, Sarah Sodré: “apesar da reforma trabalhista ter sido implantada com o intuito de reduzir drasticamente a quantidade de ações por parte do trabalhador, o departamento jurídico segue atuando na verificação das irregularidades e pleiteando os direitos dos trabalhadores”.
Plantões jurídicos
Com o objetivo de ampliar o acesso dos bancários ao setor jurídico e atender às demandas da categoria, são realizados plantões semanais na sede do Sindicato. São três escritórios conveniados – Brito, Ávila e Amaral Advogados Associados; Higino, Araújo e Amazonas; e Paulo de Tarso Advogados Associados – que trabalham junto ao SEEB/VCR no sentido de buscar melhorias para os trabalhadores de toda a base.
Na próxima semana, os plantões acontecem nos dias 25, com o advogado Bruno Amazonas, 26, com o advogado Cristiano Araújo, e 27, com o advogado João Higino. Os agendamentos devem ser feitos na secretaria, pelos telefones (77) 3424-1620/3424-2062.