A luta contra o desmonte do Banco do Nordeste segue cada dia com mais força. Com o objetivo, de fortalecer a instituição financeira, o Sindicato dos Bancários da Bahia esteve em uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP), na última quinta-feira (28/03), apresentando dados sobre o BNB e a importância para região.
O banco tem sido atacado pelo governo Bolsonaro, que quer fundir a empresa ao BNDES, extinguindo a empresa. Diante do cenário, o Sindicato, em parceria com a Federação, lançou campanha para constituir uma frente ampla com empresários, produtores, trabalhadores, parlamentares e governadores em defesa do banco.
Para se ter ideia do papel do BNB, a instituição investiu R$ 8 bilhões em projetos de desenvolvimento que fortalecem a economia do Estado. O presidente da Alba, Nelson Leal, se comprometeu em levar o assunto para o fórum dos presidentes de Assembleias Legislativas, no Maranhão, neste fim de semana.
Também se comprometeu em realizar uma audiência pública na Alba para tratar sobre o futuro do BNB. Participaram da audiência, os presidentes do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, e da Feeb, Hermelino Neto, além da diretora do Sindicato e representante dos funcionários do BNB, Jeane Marques e o deputado estadual, Zó (PCdoB).
Fonte: SEEB/BA