Em meio a tantos cortes nos postos de trabalho do setor bancário em todo o país, Lorena Carrero, funcionária do Bradesco há oito anos, vivenciou a lamentável experiência de ser demitida em agosto deste ano, em Vitória da Conquista.
De acordo com a bancária, a demissão ocorreu sem que nenhum motivo fosse apresentado. “Disseram que eu era uma boa funcionária, que tinha bastante experiência, mas que infelizmente receberam um e-mail com a ordem de demissão, informando que eu não fazia mais parte da organização”, afirma Lorena. Logo após a assinatura da demissão, que aconteceu durante o expediente, ela teve que devolver seu crachá e foi acompanhada até a saída da agência por um representante do setor administrativo. “Pedi para me despedir de alguns colegas, mas infelizmente não consegui falar com todos”, explica.
Passado o susto inicial, Lorena procurou o Sindicato. Ela foi orientada a procurar um médico do trabalho para fazer novos exames, e foi constatada a presença da Lesão Por Esforço Repetitivo (LER). Antes da homologação da demissão, Lorena foi encaminhada pelo SEEB/VCR para a perícia do INSS, e junto com seu advogado, obteve êxito ao solicitar sua reintegração. “O auxílio do Sindicato foi de fundamental importância nesse momento tão difícil. Gostaria de agradecer especialmente ao diretores que me acolheram e me auxiliaram em todas as etapas, orientando sobre os meus direitos”, afirma.
Para a diretora de Saúde e Qualidade de Vida do SEEB/VCR, Maria Eneide Lima, em caso de demissão, o bancário deve procurar o Sindicato imediatamente. “Na maioria dos bancos a demissão é injusta. Eles aproveitam dos funcionários e depois os descartam, como se não fossem seres humanos, apenas números. Minha recomendação é que o bancário sempre tenha um médico o acompanhando, que cuide sempre da sua saúde, e se chegar à demissão a primeira coisa a fazer quando sair do banco é procurar o Sindicato, pois auxiliaremos junto aos departamentos responsáveis, como o jurídico e o de saúde”, afirma Eneide.
A bancária Lorena Carrero está afastada até o dia 15 de dezembro, mas sua reintegração no quadro de funcionários do Bradesco já foi deferida pela justiça, sendo oficializada nesta quarta-feira, dia 12.