O mês de abril é marcado pela campanha de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O Abril Verde é dedicado à segurança no trabalho, alertando trabalhadores e empresas sobre a importância do cuidado à saúde, culminando no dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28).
Dados do INSS apontam que cerca de 22 mil trabalhadores são afastados por doenças como LER/Dort ao ano. Entre as 20 principais causas de afastamento, estão as lesões no ombro, sinovite e tenossinovite. As LER/Dort são doenças ligadas ao desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético e atingem diversos profissionais, sobretudo os bancários. Na categoria os motivos mais comuns são os movimentos contínuos com sobrecarga dos nervos, músculos e tendões.
Práticas simples como pausas para o alongamento corporal e ginástica laboral já foram apontadas como alternativas devido aos seus ganhos na prevenção do stress e de lesões. Além do desgaste físico, o emocional também tem implicações diretas na saúde de forma geral.
Os chamados riscos psicossociais como o estabelecimento de metas inatingíveis e assédio moral e sexual estão atrelados ao desencadeamento de episódios depressivos e ansiosos.
Ainda segundo dados do INSS, 196.754 benefícios foram concedidos
a trabalhadores que precisaram ser afastados do trabalho por mais de 15
dias, em 2017. A média apontada foi de 539 afastamentos diários. Na base do SEEB/VCR, nos últimos 12 meses, 59 comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) foram abertas.
Para a vice-presidente do Sindicato, Larissa Couto, é importante que os bancários façam os exames periódicos e recorram ao SEEB/VCR caso seus direitos estejam sendo violados. “Nossa Diretoria de Saúde, através das matérias veiculadas nos nossos informativos, está sempre alertando para a importância da prevenção e cuidados com a saúde.
Este mês é simbólico para tratar o assunto, mas, nossa categoria deve estar sempre acompanhando sinais que necessitam de ajuda médica e psicológica. Lembramos que os exames periódicos são obrigatórios e o sindicato está à disposição para orientação aos bancários”, ressalta