Home / Sindicato / Saúde / SEEB/VCR marca presença no Seminário Saúde Mental no Trabalho

SEEB/VCR marca presença no Seminário Saúde Mental no Trabalho

A diretora de Assuntos de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador do SEEB/VCR, Giovania Souto, esteve presente no Seminário Saúde Mental no Trabalho, promovido pelo Cerest de Vitória da Conquista, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), na manhã de hoje (30).

A realização do seminário fez parte do calendário de ações da campanha Abril Verde, que vem promovendo discussões sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. Palestrantes das universidades estadual e federal, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do MPT, ressaltaram a importância do combate ao adoecimento mental e da prevenção dessas doenças no ambiente laboral.

Os assédios moral e sexual continuam sendo um dos maiores motivos de adoecimento, sobretudo na categoria bancária. A procuradora do MPT, Verena Borges, abordou o problema, orientando e reforçando os canais de denúncias da instituição para que esse tipo de prática seja punida. “Nós temos um canal aberto para o recebimento de denúncias em nosso site, e essas denúncias podem ser feitas, inclusive, de forma sigilosa. Temos também um aplicativo para celulares, que se chama Pardal, mas é muito importante que esse trabalhador faça a coleta de provas a fim de que sua denúncia não fique vazia. Muitas vezes identificamos casos concretos de assedio, mas não conseguimos coletar provas para levar essa demanda a juízo. Buscar testemunhas, coletar gravações, evitar falar com os assediadores sozinho (a), pedir o acesso a câmeras de segurança, tudo que nos ajude a coletar as provas é importante para que obtenhamos êxito futuro”, explica.

Para a diretora Giovania Souto, é importante que discussões como essa sejam promovidas. “A temática do adoecimento mental deve estar sempre presente nas rodas de discussão e eventos voltados à classe trabalhadora, pois vivemos uma era em que os transtornos mentais têm afetado grande parte da nossa categoria e da população em geral. Alertando o empresariado, gestores e demais trabalhadores com informação e a quebra de tabus ligados ao adoecimento psíquico, conseguimos promover mais saúde e qualidade de vida para os bancários. Aproveito também para parabenizar o Cerest pela organização deste importante evento”, conclui.

Veja Mais!

Plantão Jurídico acontece nesta terça-feira (12)

Buscando garantir os direitos aos sindicalizados, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e …