A função principal de um sindicato é defender os interesses e os direitos das diversas categorias de trabalhadores. Cada um tem a liberdade de se filiar ou não a uma entidade sindical, porém, lutar sozinho acaba sendo mais difícil diante de tantos problemas e injustiças enfrentados diariamente pela classe trabalhadora, sobretudo a bancária.
O sindicato possui o direito de contratação coletiva, constitucionalmente consagrado, bem como a capacidade judiciária, ou seja, ele pode intervir como parte legítima em ações judiciais. Mas não se trata apenas de assuntos coletivos, e sim da orientação e do auxílio que é dado também de forma individual aos seus associados.
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região possui hoje mais de 82% dos bancários filiados em toda a sua base territorial. Somente em 2014, cerca de 150 bancários se associaram ao SEEB/VCR. Estes são dados que refletem a importância social da entidade, que visa ampliar seu quadro de filiados e fortalecer o movimento sindical na região.
De acordo com a diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, os bancários unidos têm maiores chances de conquistas para a categoria. “É através do sindicato que nós podemos buscar os meios de melhorar a situação encontrada hoje dentro dos bancos. Presenciamos dia após dia o descaso dos banqueiros diante da estrutura precária e do baixo número de funcionários, sem contar a remuneração defasada a que somos submetidos. Nossa luta é por condições mais dignas de trabalho, e quando nos unimos podemos alcançar nossos objetivos de forma mais rápida”, destaca.
Para facilitar o processo, o site do Sindicato possui hoje um link direto para o preenchimento do formulário de filiação. Através deste link, a diretoria já recebe os dados do bancário, para depois buscar sua assinatura pessoalmente. Acesse www.bancarios.com.br e filie-se!