Juliana Ribeiro Dias
CEF/Itambé
Vejo 2014 como um ano de avanços. Acredito que falta investir mais na busca por melhores condições de trabalho, isonomia, combate às condutas abusivas e assédio moral. Analiso a atuação da nova diretoria do Sindicato mais consciente das necessidades e dificuldades dos funcionários das agências do interior, como a que trabalho, que conta hoje com uma atuação muito mais presente de representantes do Sindicato. Deixo meus votos de que, em 2015, o Sindicato possa estar cada vez mais perto dos trabalhadores e que este trabalho conjunto conquiste mais avanços e melhorias para todos. Feliz Natal e um 2015 repleto de luz!
Marcos Fernandes
BNB/Itapetinga
Avalio positivamente esse Sindicato, que foi marcado em 2014 pelas mudanças, convicções e liderança com modelo assistencialista junto aos bancários, estimulando o processo formativo e conscientização da classe, criticando as metas abusivas e ao assédio moral. Além da igualdade de oportunidade. Para 2015, espero um Sindicato mais moderno, interativo e dinâmico, mas sobretudo, com inclusão dos bancários nas principais decisões da categoria para fortalecer as causas coletivas, mostrando para o trabalhador as bandeiras definidas pelo Sindicato.
Simone Andrade
BB/Itarantim
Mudanças são necessárias, e é justamente isso que o Sindicato dos Bancários tem feito nessa nova gestão: renovação e inovação, imprimindo uma atuação mais efetiva. Neste ano de 2014 o Sindicato esteve muito presente, observando, pontuando e atuando junto à classe, buscando melhorias e se mostrando bem participativo e preocupado com os problemas que enfrentamos diariamente. Esperamos para 2015 um Sindicato forte que promova sempre mais mudanças, buscando proximidade em cada canto dessa nossa imensa região, unindo forças e somando esforços em prol da nossa classe.
Mateus Antunes
BB/Ibicuí
Fazendo uma retrospectiva deste ano, a nova gestão do sindicato conquistou algumas mudanças visíveis. Melhorou a transparência na informação, encurtou a relação Sindicato e sindicalizado e profissionalizou eventos. Considero que a frequência das visitas às agências tornou maior a mobilização dos bancários durante a greve deste ano. Existe um longo caminho a seguir e estes pontos conquistados devem ser ampliados para nos sentirmos integrantes e participativos. Feliz Natal e 2015 com grandes vitórias.
Rene Fabiano Costa
Bradesco/Brumado
O ano de 2014 foi um ano de expectativas quanto ao trabalho da nova diretoria, que surpreendeu positivamente. Apesar da grande renovação no quadro, a mesma ratificou sua proposta de devolver o Sindicato aos bancários, desvinculando de partidarismo político. A diretoria tem demonstrado um grande empenho em estar próxima dos bancários da base, principalmente em Brumado, onde temos a presença constante do diretor sindical Alberto. Esperamos que o trabalho continue em 2015. Desejo, ainda, a todos os colegas e amigos, Boas Festas e um Ano Novo repleto de realizações.
José Maria do Bonfim
BB/Livramento de N.Sra
O Sindicato melhorou nesse ano de 2014, está mais atuante e mais participativo, fazendo mais visitas nas agências com a presença do próprio presidente. A tendência é melhorar, pois nesse ano as coisas ainda estavam sendo ajeitadas e já melhoraram bastante. O próprio banco, sabendo que o Sindicato está atuante, se policia. Quando deixam de ser cobrados, eles passam a cobrar mais de nós. Então, com um bom trabalho do SEEB, nosso trabalho melhora. Mas o Sindicato ainda precisa retomar a força que tinha antigamente. Desejo aos colegas um Feliz Natal e que 2015 seja de muita felicidade e prosperidade pra todos nós.
Américo Carregosa
Bradesco/Itapetinga
Diante dos grandes desafios enfrentados pelo movimento sindical, no sentido de contribuir para minimizar os problemas vivenciados pelos bancários no seu dia-a-dia, o Sindicado dos bancários tem ampliado suas ações. Assim, a presença da nova diretoria semanalmente nas agências da base tem sido vista de forma muito positiva pelos bancários. A agilidade no atendimento das demandas da categoria tem sido outra questão elogiada. Um grande desafio vivenciado no momento diz respeito à mudança no fator previdenciário, o que demanda muita mobilização da categoria bancária e trabalhadores em geral.
Luísa Viterbo
BB/Vitória da Conquista
O Sindicato tem se mostrado muito participativo. Tem feito visitas constantes as agências do interior, entrado com diversas ações trabalhistas e nesta greve incentivou a participação dos colegas bancários que se sentiram parte ativa do processo, apesar do resultado da greve não ter vindo a contento. Sugiro como melhoria que algumas das propostas colocadas na campanha saiam do papel. O ano de 2014 teve um balanço positivo a meu ver e para o ano de 2015 espero um movimento grevista pensado com antecedência. A campanha deve ser prévia e ostensiva, inclusive utilizando as redes sociais.