Nesta quinta-feira (23), o Sindicato denunciou o encerramento das atividades da agência do Itaú do Bairro Brasil. A manifestação buscou esclarecer a população sobre a alta lucratividade do banco e sua política de sucateamento da estrutura e precarização do trabalho.
Mesmo sendo o banco que mais lucrou no Brasil nos últimos anos, com resultado superior a R$ 25 bilhões em 2018, o Itaú tem divulgado um grande corte em todo o país. Segundo dados divulgados pela imprensa, até junho 134 agências terão suas atividades finalizadas. No total, estima-se que 400 unidades serão fechadas.
A agência do bairro Brasil vai encerrar o atendimento no próximo dia 7 de junho, conforme tem sido anunciado pelo Itaú em seus canais. Os clientes serão direcionados para a unidade localizada na avenida São Geraldo. Não foi divulgado o desligamento de bancários, que deverão ser transferidos. Contudo, o Itaú não garantiu a manutenção do quadro de funcionários.
“A população da região oeste de Conquista mais uma vez será prejudicada pela ganância dos bancos. Esta já é a terceira agência que fecha na região. O fechamento não se justifica diante da ótima saúde financeira do Itaú, e é importante destacar que essa saúde só tem sido possível por meio da exploração da categoria bancária e clientes. O encerramento também gera um clima de insegurança entre os funcionários, que não possuem garantias de que permanecerão empregados”, afirma Carlos Alberto Gonçalves, diretor do SEEB/VCR.