Na manhã desta quinta-feira (30), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou, juntamente com professores, estudantes, outras entidades sindicais e movimentos sociais, do Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação, em Conquista.
A manifestação se concentrou em frente a Prefeitura Municipal, de onde mais de 2.000 pessoas partiam em marcha para pelas ruas do Centro, esclarecendo a população sobre os problemas que resultarão dos cortes promovidos pelo governo Bolsonaro no orçamento da Educação Pública e que afetam desde a educação básica até o ensino superior.
O ato faz parte de uma mobilização nacional e é uma prévia da Greve Geral marcada para o dia 14 de junho, onde os trabalhadores irão às contra a reforma da Previdência, contra as privatizações e o fatiamento das empresas públicas, entre outras pautas. No último dia 15, a manifestação nacional em defesa da educação mobilizou cerca de 202 milhões de pessoas em todo país.
“Nesse dia, de organização das mobilizações populares, é importante nós, bancários, estarmos juntos com os mais diversos setores da classe trabalhadora, defendendo os direitos que estão sob ataque. Agora mais do que nunca precisamos unir a classe trabalhadora contra o poder econômico que quer jogar a conta da previdência nas costas dos trabalhadores e perdoar a dívida dos grandes empresários. Precisamos ampliar essa luta cada vez mais, agora com o objetivo de construir a grande Greve Geral no dia 14 de junho”, destaca Leonardo Viana, diretor do SEEB/VCR.