Em 27 de janeiro de 1962, reunidos em assembleia, os bancários de Vitória da Conquista transformaram a Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Vitória da Conquista numa organização sindical. As necessidades de fortalecer a categoria e conquistar novos direitos foram decisivas para a criação de uma entidade que representasse os trabalhadores diante da pressão patronal.
Em 1988, o Sindicato ampliou sua atuação a 40 cidades da região e se manteve ativo na luta em prol de trabalhadores sugados pela ganância do sistema financeiro. Hoje, com 53 anos de trajetória, dos 1.143 bancários que atuam nas 45 cidades, 947 são filiados à instituição e participam ativamente das lutas da entidade pela valorização da categoria.
Para dar início às festividades pelo aniversário do SEEB/VCR, no último domingo (25), a comemoração aconteceu durante todo o dia em Vitória da Conquista. Iniciando a programação, a final do Campeonato Integração Bancária Soçaite 2014 animou torcida e jogadores no campo da AABaneb. A festa continuou com churrasco, música ao vivo e bebidas para quem fez parte da celebração. As crianças contaram com um espaço montado com brinquedos, além da distribuição de picolés e algodão-doce.
A festa também serviu como espaço para conscientização. Na oportunidade foi lembrada a importância social da manutenção da Caixa Econômica como uma empresa 100% pública.
E os festejos continuarão. Um happy hour está previsto para esta quinta-feira (29) em Itapetinga, a partir das 17h, no bar do Píer da Lagoa, com música acompanhada por um coquetel, e já estão sendo preparados eventos que contemplem as regiões de Brumado e Poções.
“Não há como negar a importância de um sindicato bem articulado e independente na defesa dos interesses dos trabalhadores. Por isso, temos consciência do nosso papel para a categoria. Nestes 53 anos de história, parabenizamos a todos os bancários que constroem a força do SEEB/VCR”, destaca o presidente do Sindicato, Paulo Barrocas.