Uma triste estatística coloca a Bahia como o segundo estado que mais registra homicídios de jovens em todo o país. Os dados são da 5ª edição do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), e o levantamento foi feito pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ).
Itabuna lidera a lista de municípios com mais homicídios com vítimas na faixa etária de 12 e 18 anos na Bahia, e Vitória da Conquista aparece em oitavo lugar. Ainda de acordo com a pesquisa, a região Nordeste apresenta os maiores índices, com perda de 5,97 jovens a cada mil.
Para os jovens negros a situação é ainda mais grave, pois o risco de serem assassinados é 2,96 maior do que os brancos. Para a diretora de Assuntos de Raça e Etnia, Risete Gois, é preciso que os governos tracem urgentemente uma estratégia de combate à violência. “Os governos municipais, estaduais e federal precisam se unir para combater a violência, que tem feito vítimas cada vez mais jovens, desenvolvendo políticas públicas preventivas e melhorando a qualidade de vida da população mais carente ”, afirma a diretora.