O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) instalou na última segunda-feira (02) a primeira Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Vitória da Conquista.
A juíza Julianne Nogueira Reis, responsável pela nova vara, afirma que a instalação já começa com “números que representam a problemática atual” da região. Segundo a juíza, é uma vara que já inicia os trabalhos com mais de dois mil processos, que serão migrados das varas comuns criminais.
A magistrada ainda informa que, por ano, mais de mil inquéritos são instaurados para apurar condutas de violência doméstica. Com a instalação da vara, a juíza afirma que esse é um novo momento das pessoas “voltarem a acreditar no sistema de Justiça, que terá um olhar diferenciado, um olhar especializado, que terá um juiz que vai cuidar especificamente desses processos”.
A juíza ainda acredita que a vara também poderá estimular a atuação da rede de proteção à mulher, com fomento da atuação de órgãos como da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), “capitando parcerias junto à sociedade, fazendo trabalho de prevenção, de sensibilização”. A magistrada ainda cita uma pesquisa do Ipea, que aponta que, a cada quase 2 horas, uma mulher morre vítima de violência doméstica.
Com informações do Bahia Notícias