Home / Antiga / Caixa pode não ter mais abertura de capital

Caixa pode não ter mais abertura de capital

""
Desde que foi confirmada a intenção do governo em abrir o capital da Caixa como alternativa para o ajuste do orçamento do Estado, em dezembro do ano passado, bancários e sociedade começaram mobilizações com intuito de pressionar a presidente a voltar atrás em seu anúncio, já que a medida, se for efetivada, trará prejuízos a todos os brasileiros.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região organizou duas grandes mobilizações em sua base territorial. No dia 20 de janeiro, bancários da CEF da Bahia e de Sergipe se vestiram de preto e paralisaram as atividades por um período para alertar a sociedade sobre os riscos da medida do governo. Em 27 de fevereiro, mais uma vez, bancários de todo país saíram em defesa da manutenção da Caixa como um banco 100% público.

As manifestações pode ter surtido efeito. Na manhã da última segunda-feira (09), o jornal Valor Econômico divulgou a informação de que o governo teria voltado atrás e os planos para a abertura do capital da CEF teria sido abandonado. De acordo com a reportagem, o governo constatou que a ação seria pouco lucrativa e poderia paralisar investimentos sociais da instituição, decidindo restringir a transação somente à Caixa Seguros. Oficialmente, nenhum posicionamento foi assumido ainda pela presidente ou quaisquer dos seus ministros.

De acordo com a diretora Representante na Federação, Sarah Sodré, o momento é de continuar mobilizado. “A divulgação desta matéria mostra que o governo pode ter recuado da tentativa de abrir o capital para evitar um desgaste político ainda maior ao ter que confrontar com os trabalhadores, que já iniciaram as mobilizações contra a privatização. Temos que continuar a nossa luta para garantir que a CEF continue 100% pública”, conclui.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "