O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, através do seu departamento jurídico, ganhou mais uma ação trabalhista na justiça. André Luiz Alves Lima, bancário da plataforma Itaú Empressa (8934), em Vitória da Conquista, foi demitido em setembro de 2014, sob alegação de justa causa mesmo com estabilidade provisória de doze meses, decorrente de doença ocupacional adquirida no trabalho.
O Sindicato ingressou com uma ação com o pedido de reversão da justa causa e consequentemente sua reintegração. Logo após a primeira audiência, realizada em dezembro, já sabendo que perderia o processo, o banco iniciou diversas tentativas de acordo, que resultaram em um pagamento de todas as verbas rescisórias e indenização equivalente a um ano de salário, decorrente de sua estabilidade provisória.
Para o advogado do SEEB/VCR, Bruno Amazonas, se não houvesse acordo, a reintegração do bancário André Luiz seria apenas uma questão de tempo. “A justa causa aplicada era muito frágil, e certamente conseguiríamos, através da justiça, reintegrá-lo em seu quadro de funcionários. O acordo só antecipou esse direito”, conclui.
*Na edição 1326 d’O Piquete Bancário, houve um equívoco na divulgação do nome e da lotação do bancário na matéria, retificados na publicação desta matéria.