Home / O Piquete Bancário / Editorial / Não à violência de gênero!

Não à violência de gênero!

Por Sarah Sodré, diretora da Assuntos Jurídicos

O dia 25 de novembro é o dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A violência de gênero tornou-se um problema estrutural que afeta as mulheres aumentando a sua subordinação ao gênero masculino.
Origina-se na falta de igualdade das relações entre homens e mulheres em diferentes âmbitos e na discriminação persistente para as mulheres. Trata-se de um problema social presente tanto no âmbito doméstico quanto no público em diferentes vertentes: física, sexual, psicológica, econômica, cultural, etc., e afetam-nas desde o seu nascimento até chegarem numa idade mais avançada. Não está confinada a uma cultura, região ou país específico, nem a grupos particulares de mulheres na sociedade.
No Brasil, a Lei Maria da Penha (2006) classifica os tipos de violência contra a mulher nas seguintes categorias: patrimonial, sexual, física, moral e psicológica. Desde então conseguimos evidenciar essas formas de violência que estavam sempre escondidas.
A legislação considera como violência psicológica, por exemplo, qualquer conduta que cause a mulher “dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões”. Isso pode ocorrer mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir. Já a violência moral é entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
É preciso discutir, informar e orientar cada vez mais, pois só assim conseguiremos o apoio que precisamos ou apoiarmos quem precisa. Mulher, denuncie todo e qualquer tipo de violência. As inadmissíveis condutas de assédio por parte de colegas e patrões não podem continuar. A sua voz deve ser maior do que o seu medo.

Veja Mais!

Live Outubro Rosa: Em Defesa da Saúde das Mulheres será nesta quinta (24)

Nesta quinta-feira (24), a Secretaria da Mulher da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil …