A privatização da água no Chile, em 1981, durante a ditadura de Augusto Pinochet, teve consequências drásticas: uma crise hídrica sem precedentes, o aumento da desigualdade social e da pobreza. Essa história trágica é contada no filme “O Verde Está do Outro Lado – Os donos da Água”, de Daniel A. Rubio, que será lançado no próximo dia 22 em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.
O Brasil detém 12,5% da água doce do planeta, e a privatização da água está em discussão na Câmara dos Deputados.
O documentário traça um paralelo entre as experiências dos dois países a partir da perspectiva da Província de Petorca, a 200 quilômetros de Santiago, e de Correntina, que fica no oeste da Bahia. Entrevistas com moradores das duas regiões, ambientalistas e políticos conduzem o longa, que explora as nuances econômicas e ambientais que regem as batalhas pela propriedade da água.
Em Petorca, a falta de água para irrigação de plantações e para o próprio consumo humano leva pequenos agricultores e suas famílias ao sofrimento e à ruína. Em Correntina, conhecida como a caixa d’água do Brasil, grandes produtores de soja já foram responsáveis por extinguir 17 riachos nos últimos 15 anos.
Daniel A. Rubio é documentarista, diretor e produtor de projetos orientados por questões sociais e ecológicas. Trabalhou na produção, realização e direção de programas produzidos pela Television Trust for the Environment, como “A Posse”, “Land’s Revolução”, “Collision Course”, “Winning Against AIDS”, “Looting the Pacific”, “Danger in the Dust”, que foram exibidos pela BBC World e outros canais, como TVArte, France 5 e Article Z.
Assista ao trailer de “O Verde está do outro lado – Os donos da água”.
Fonte: Brasil de Fato