Mobilizações nas agências, panfletagem, divulgação nos veículos de comunicação e outdoors estão sendo usados para esclarecer a população.
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região tem intensificado as manifestações contra as reestruturações no Banco do Brasil. Nas duas últimas semanas, a diretoria realizou atos em frente às agências de Conquista denunciando para a população, com discursos no carro de som e panfletagem, os problemas que serão causados pelas transferências de bancários.
Além das mobilizações, o SEEB/VCR investiu na veiculação de chamadas nas rádios da região e em outdoors, buscando esclarecer que a precarização dos serviços promovida pela diretoria do BB é extremamente prejudicial aos funcionários e aos clientes. A conscientização do público também foi feita na imprensa, com entrevistas para diversos veículos de comunicação.
Segundo informações obtidas pelo Sindicato, Conquista foi a cidade mais atingida pelas reestruturações em todo o Nordeste, com 13 trabalhadores transferidos arbitrariamente. O processo tem provocado prejuízos financeiros e desestruturado a vida dos empregados, sem nenhuma negociação com os mesmos ou com os representantes da categoria.
Além disso, a reestruturação vai acarretar no acúmulo de serviço, adoecimento físico e mental, cobranças de metas abusivas, risco de descomissionamento e perdas na remuneração.
“Mesmo com o aumento gradativo nos lucros, o Banco do Brasil vem sucateando as condições de trabalho e perseguindo os bancários. Essas remoções só estão acontecendo porque o banco fechou agências – como a da Avenida Régis Pacheco – e diminuiu a dotação de outras sem nenhum critério ou justificativa plausível. Além de desrespeitar os funcionários, essas medidas também prejudicam a população, que tem sofrido com as longas filas e a demora no atendimento causadas pela falta de funcionários, algo que vai piorar ainda mais com as remoções. Ao invés de impor aos funcionários o afastamento de suas famílias e a desestruturação de suas vidas, o BB precisa urgentemente realizar concurso e contratações para suprir a demanda das agências que estão sofrendo com déficit de empregados”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.