Home / Antiga / Estudantes se mobilizam contra a tarifa de ônibus

Estudantes se mobilizam contra a tarifa de ônibus

""

Estudantes de Vitória da Conquista foram às ruas, na segunda e na terça-feira (06 e 07), protestar contra o aumento da tarifa do transporte coletivo, que subiu de R$ 2,40 para R$ 2,80. O aumento, considerado abusivo, gerou polêmica entre estudantes, trabalhadores, e pessoas que dependem do transporte no dia-a-dia.
O reajuste de 16,67% foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte com 13 votos a favor, quatro votos contra e três abstenções. Este foi o segundo reajuste em menos de um ano. Somando os aumentos dos meses de novembro de 2014 e julho de 2015, o reajuste atingiu a marca de 36,5%.
Na pauta de protesto dos estudantes também está sendo cobrada a meia-passagem nos domingos e feriados, reestruturação do terminal, passe livre estudantil, fim do monopólio do transporte público, fim da quantidade mínima de passagens no passe estudantil e valor mínimo de recarga, e mais transparência no que diz respeito aos trâmites envolvendo o transporte coletivo conquistense.
De acordo com o representante do Levante Popular da Juventude de Vitória da Conquista, Ícaro Tavares, os estudantes estão dando uma aula de cidadania nas ruas. “Estamos mostrando para o poder público que o valor da passagem está exorbitante para a qualidade do serviço prestado. A manifestação objetiva parar os ônibus para que tenha impacto no bolso dos patrões. A cada ano temos um desequilíbrio econômico e quem vem pagando é a população”, afirma.
A diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, considera que a manifestação promovida pelo movimento estudantil é de interesse de toda a sociedade. “O acesso a um transporte público de qualidade e a um preço acessível é um direito da população. O Sindicato dos Bancários apoia o movimento dos estudantes”, conclui.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "