Home / Antiga / Bancários do Bradesco discutem propostas com o banco

Bancários do Bradesco discutem propostas com o banco

""Na última quinta-feira (16), a Comissão dos Empregados do Bradesco (COE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) discutiram as pautas da minuta de reivindicações específicas com a direção do banco.
Na oportunidade, os bancários abordaram o combate às metas abusivas e a melhoria de condições de trabalho. Os representantes da categoria exigiram a contratação de mais funcionários, já que o crescente número de demissões no Bradesco – somente em 2014 foram cerca de 5 mil postos de trabalho fechados em todo país – vem gerando sobrecarga de trabalho e o adoecimento bancário.
Também foi discutido o projeto de atendimento implementado pelo banco, que seleciona clientes e fere o Artigo 3º da Resolução nº3694/2009 do Banco Central. A regulamentação do BC faculta à sociedade a opção pelo atendimento eletrônico ou nos caixas das agências, mas isto é dificultado pelo Bradesco.
Os representantes da categoria entregaram ao banco uma proposta para o Programa de Retorno ao Trabalho. O projeto tem como objetivo promover a volta gradativa das pessoas que obtiveram afastamento por licença médica, garantindo estabilidade de 12 meses, além de carga horária reduzida e metas diferenciadas. O banco se predispôs a analisar e a discutir o programa no grupo de trabalho paritário de Saúde.
Para o representante da COE do Bradesco, Gheorge Vitti, a categoria precisa estar unida para pressionar os banqueiros. “Esperamos que na próxima reunião o banco traga propostas concretas sobre os temas que discutimos. Conseguimos impor um ritmo de debate para que possamos avançar, mas isso só vai se concretizar se todas as bases estiverem mobilizadas. Sem mobilização não teremos conquistas”, afirma.
O presidente do Sindicato, Paulo Barrocas, considera que estas reuniões são importantes para o êxito nas negociações. “Já foram realizados os encontros regionais e estaduais, além dos nacionais específicos de cada banco, e agora já estamos caminhando para a etapa final antes da entrega da minuta de reivindicações à Fenaban. Enquanto isso, é importante que mesas específicas como estas do Bradesco aconteçam, pois há uma possibilidade maior de negociação direta com o banco, o que fortalece a luta da categoria. Estamos num momento em que é preciso manter a união e estimular a participação dos colegas na Campanha Salarial”, conclui.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "