Home / Gênero / Violência doméstica aumenta com o isolamento

Violência doméstica aumenta com o isolamento

Uma das medidas implementadas em todo mundo, na tentativa de achatar a curva de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, foi o isolamento social. Porém, essa medida está apontando um outro desafio: o aumento no número de casos de violência doméstica.

Em vários estados já foram registrados esse aumento, o maior deles foi no Rio de Janeiro, com um crescimento de 50% dos casos. No Brasil, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) anunciou aumento de 9% das denúncias atendidas pelo Ligue 180.

image processing20200201 29235 3fmjc8 64c56

Entende-se como violência doméstica qualquer tipo de violência ocorrida no âmbito familiar, podendo ter como vítimas mulheres, homens, idosos, crianças e funcionários.

Por isso, em um momento extremamente delicado, é necessário prevenir a violência, já que fatores como confinamento e estresse são agravantes. Cabe ao Estado esse tipo de atuação.

O fenômeno conhecido como ciclo da violência, de característica gradativa, dificilmente começa pela violência física, então os esforços de prevenção precisam estar voltados às condições prévias que facilitam a violência.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) afirmou que o número de denúncias de violências domesticas no estado ainda não foi contabilizado. Os dados devem ser divulgados em abril.

 

Fonte: FEEBASE

Veja Mais!

Live Outubro Rosa: Em Defesa da Saúde das Mulheres será nesta quinta (24)

Nesta quinta-feira (24), a Secretaria da Mulher da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil …