Resumidamente, podemos dizer que um sindicato é uma associação de trabalhadores, que busca defender os seus interesses, direitos profissionais e sua cidadania.
Todos nós somos livres para participar, e os benefícios para o filiado são muitos, uma vez que o sindicato detém o direito de contratação coletiva, constitucionalmente consagrado, e também a capacidade judiciária. Ou seja, a organização pode intervir como parte legítima em ações judiciais, e tem o direito de participação, nomeadamente na elaboração da legislação trabalhista.
Mas devemos lembrar que um sindicato não visa apenas a defesa dos seus próprios interesses, e tem como objetivo o desenvolvimento de toda a sociedade, buscando melhores condições tanto para os trabalhadores quanto para os demais cidadãos.
A união dos movimentos sociais, sejam eles de trabalhadores, estudantes, ou qualquer outro grupo que tenha sua representatividade, só vem a somar, e com isso temos a oportunidade de lutarmos dignamente por um país onde todos os cidadãos sejam respeitados.
Estar sindicalizado é ter consciência de classe. É principalmente saber que nossa luta não pode estar afastada das lutas gerais da sociedade. Não basta lutar individualmente, só por nossa categoria. Temos que nos unir com todos os movimentos sociais legítimos em defesa de uma sociedade justa e igualitária para todos. Somente juntos podemos ser fortes.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "