Vitória da Conquista conta com um importante projeto que visa aliviar o sofrimento de crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade: o serviço Família Acolhedora. Muita gente não sabe, mas é possível acolher estes jovens, que estão afastados dos seus lares de origem por ordem judicial, temporariamente em suas casas. Cada família acolhedora fica inteiramente responsável pela criança ou adolescente enquanto a reintegração aos seus lares não acontece.
Para se inscrever no serviço, é preciso ter idade mínima de 21 anos, respeitando a diferença de 16 anos entre a criança acolhida e o adulto acolhedor. Os candidatos também não podem estar respondendo a inquérito policial ou envolvidos em processo judicial. A família acolhedora pode ser composta tanto por um casal quanto por um homem ou mulher solteiros, e precisam gozar de boa saúde física e psíquica. É preciso ter residência fixa em Vitória da Conquista, disponibilidade para cuidar de criança de até seis anos de idade, e dispor de tempo para participar da capacitação e do acompanhamento feito pelo programa.
A diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, já vivenciou a rotina de uma família acolhedora. “A experiência de receber essas crianças num lar harmonioso é encantadora, principalmente quando vemos a evolução dos pequenos que viviam numa situação de abandono. Todos nós podemos dedicar um tempo e um espaço em nossa casa para cuidarmos de crianças em situação de risco, e isso nos faz entender ainda mais a importância da estrutura familiar”, conclui.
Os interessados em participar do serviço devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que fica na Av. Juracy Magalhães, n° 182, Bairro Jurema.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "