Foi realizada no último fim de semana, em São Paulo, a 17ª Conferência Nacional dos Bancários, que aprovou o calendário e a pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Salarial 2015.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas, e as diretoras Larissa Couto e Sarah Sodré, representaram a base do SEEB/VCR no encontro, e defenderam a proposta de reajuste de 10% mais a inflação do período. No entanto, a plenária aprovou a reivindicação de 16% de aumento salarial, além da valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese de R$ 3.299,66 (valor calculado em junho), PLR de três salários mais R$ 7.246,82, defesa do emprego, combate às metas abusivas e ao assedio moral, e o fim da terceirização.
A melhoria da segurança nas agências – com a prevenção de assaltos e sequestros, a igualdade de oportunidades com fim às discriminações nos salários e ascensão profissional de mulheres, negros, gays, lésbicas, transexuais e pessoas com deficiência (PCDs) também estão incluídas na pauta.
Além disso, no evento foram abordadas questões ligadas à conjuntura socioeconômica, terceirização, reforma tributária e a estrutura do Sistema Financeiro atual. O ajuste fiscal, que está afetando toda a população não ficou de fora das discussões, e a taxa Selic foi duramente criticada, pois chegou aos 14,25% após o último aumento, registrado no mês de julho.
A pauta de reivindicações aprovada na Conferência será entregue, no próximo dia 11, à Fenaban. Na página 3 você confere a avaliação dos representantes da base do SEEB/VCR sobre o encontro e suas perspectivas para a Campanha Salarial dos bancários.
*Assembleia Geral Extraordinária, dia 06 de agosto (quinta-feira), na sede do SEEB/VCR, a partir das 17:30h. Pauta: Campanha Salarial 2015.