O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região lançou, oficialmente, a Campanha Salarial 2015 na manhã da última sexta-feira, 21.
Foi realizada uma panfletagem nas agências bancárias do centro de Conquista, informando a sociedade sobre os pontos de pauta da Campanha e a importância do apoio da população na luta por melhores condições de trabalho para a categoria, além de melhorias no atendimento oferecido aos usuários dos serviços nos bancos.
“Iniciamos esta Campanha e chamamos a população para participar junto com a gente. Não só os bancários são explorados, mas a população também, e os lucros dos bancos só crescem a cada dia que passa. Esperamos que o cliente esteja conosco nesta luta”, afirmou o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas.
Para a professora Crisna Moraes, uma das principais lutas deve ser por mais contratações. “A falta de profissionais é ruim para nós, por conta do longo tempo de espera que enfrentamos, e para os bancários, que têm mais gente para atender. Existe a Lei dos 15 Minutos, mas a gente sabe que não é cumprida, pois ficamos aqui duas, três horas à espera de atendimento. Eu apóio o movimento dos bancários”, ressalta.
A diretoria do Sindicato segue com as mobilizações com a realização de reuniões nas agências da base, convocando e esclarecendo os bancários sobre a importância da participação na Campanha, pois é preciso contar com a força da categoria para que se tenha êxito nas negociações com os patrões.
Bancos não assumem compromisso com o emprego bancário
Na última quarta-feira (19), durante a primeira rodada de negociações entre Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, os representantes da categoria reivindicaram a manutenção dos empregos, o fim da rotatividade, o combate à terceirização e a criação de um grupo de trabalho para discutir a automação. A Fenaban, por sua vez, negou que existem demissões e não propôs maneiras de preservar o emprego da categoria. A próxima rodada acontece nos dias 2 e 3 de setembro, com os temas saúde e condições de trabalho.
Já na última segunda-feira (24), representantes dos funcionários do BB estiveram reunidos com o banco para a primeira rodada de negociações específicas. Os bancários cobraram mais contratações e a imediata reposição das vagas abertas pelo Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI) realizado este ano. Sobre o tema, o Banco do Brasil não informou se irá repor as vagas do PAI ou mesmo quantos funcionários pretende contratar para a reposição dessas vagas.
Nesta quinta-feira (27) acontece a primeira negociação específica com a Caixa Econômica Federal. Já os bancários do BNB fazem a primeira rodada nos dias 10 e 11 de setembro.